quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia Nacional da Consciência Negra na CONAE-Pará

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania (Dedic) e Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial (COPIR), realiza programação alusiva a data com atividades culturais, conferências, exposição, exibição de vídeo documentário e diálogo com a temática “Racismo, Relações Raciais e seus Efeitos Psicológicos”.

O objetivo do evento é promover um debate sobre as questões étnico raciais que chegue ao ambiente escolar e fomente a superação das práticas discriminatórias nesse espaço, oferecendo aos educadores formação e possibilidades de reflexão sobre as metodologias pedagógicas aplicadas em sala de aula e que motivem o educando ao exercício pleno da cidadania, considerando a pluralidade e a diversidade racial que compõe o sociedade brasileira.

Nas escolas estaduais da rede pública de ensino do Pará, a valorização e o respeito das relações étnico raciais são desenvolvidos através do processo de educação continuada para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, trabalhando ainda, paralelamente, ações educativas complementares de combate ao racismo e a discriminação.

Para o técnico em educação da COPIR, Antonino Silva, o espaço criado para abordar, estudar e debater as singularidades étnicas do país e a importância da população negra na formação da sociedade nacional, ajuda a dar força ao movimento de construção de uma sociedade justa e que lida com superação as diferenças. “O debate e o diálogo contribuem para a formação de novos conceitos, novos olhares. As desigualdades não devem fazer parte da configuração atual de nosso país”, afirma.

A programação, que integra o cronograma de atividades preparatórias para a Conferência Nacional de Educação, será realizada nos dias 20 e 21 de novembro, no Hangar, das 18:30h às 22h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário